Recordar, repetir e elaborar

Recordar, repetir e elaborar constituem a base do pensamento psicanalítico. 

 

Durante o processo de análise os pacientes trazem memórias traumáticas que ao longo dos tempos podem trazer um sofrimento psíquico para o indivíduo. 

Para Freud, esse paciente se recorda de alguns traumas, mas repete inconscientemente os afetos envolvidos naquela situação, e as expressa através da fala para a figura do analista, ou seja, não é algo lembrado, é algo repetido, assim como os sentimentos e alguns comportamentos do início da vida como forma de se defender daquilo que precisou recalcar.

À medida que a análise avança, permite que o paciente rememore fantasias e pensamentos inconscientes que são transferidos para a figura do analista através dessas repetições, o analista auxilia o paciente pela interpretação, dando novos significados e entendimentos àquele conteúdo traumático possibilitando assim, transformar o sofrimento em conhecimento de si e mudança pessoal.  

As primeiras experiências na vida do bebê, desde o seu nascimento até a infância são primordiais para a constituição do psiquismo e da vida afetiva. Durante a análise são expressas passagens da vida desse indivíduo de uma fase ainda bastante precoce, com momentos difíceis e uma certa dose de sofrimento, porém ainda sem entendimento e compreensão. 

Percebemos na análise pontos primordiais que não foram estruturados durante a infância, às vezes por falhas na maternagem, dificuldades ou problemas familiares que impediram a construção de uma base sólida para o desenvolvimento da criança e uma vida adulta madura.

Umas das funções do analista é ajudar o paciente a construir nessas lacunas, preencher o vazio, reduzindo as repetições, possibilitando a elaboração e a redução do sofrimento psíquico. 

É importante destacar que esse processo requer tempo e um ambiente seguro, onde o paciente se sinta confiante em trazer as suas dificuldades e sofrimentos. Recordar, repetir e elaborar possibilitará ao indivíduo lidar com seus traumas e alcançar o equilíbrio emocional. 

Por isso, dizemos que a psicanálise se consolida como um método de cura pela fala.

Compartilhar