O passado de cada um

O passado nos possibilita compreender as complexidades presentes nos indivíduos, é necessário levar em consideração as experiências vividas durante a infância e a dinâmica das relações estabelecidas nesse período.

O passado molda as estruturas internas de uma pessoa, influencia o comportamento e a maneira como se dá às relações interpessoais. As primeiras relações parentais, ditam o caminhar de nossas vidas.

O desenvolvimento emocional e a construção da identidade ocorrem a partir das interações entre o bebê e seus pais e ou cuidadores, principalmente a mãe. Essas primeiras experiências influenciam diretamente a formação do sujeito.

Winnicott, destaca a importância do ambiente facilitador, um ambiente suficientemente bom para um desenvolvimento saudável. É no contexto das relações afetivas estáveis e seguras que o bebê se sente confiante para explorar o mundo expressando suas emoções e sentimentos. Isso acontece quando a mãe consegue lidar com o que recebe do bebê, quando entende e sabe diferenciar as necessidades da criança, entre necessidades afetivas e as necessidades físicas, como frio, fome, sede, quando quer brincar ou precisa de outros tipos de cuidados.

No entanto, se o ambiente não atender adequadamente a essas necessidades, pode ocorrer sentimentos de abandono, desamparo e insegurança.

A experiência se divide entre realidade objetiva e subjetiva, é dessa forma que o bebê vai aprendendo, ou seja, a partir das relações que tem com o mundo.

Memórias, sentimentos e experiências moldam a forma como a pessoa se percebe e como se relaciona com os outros no presente.

A criança vai amadurecendo à medida em que desenvolve recursos internos para enfrentar a realidade externa, desafios e frustrações da vida adulta. 

O contato com as experiências passadas, particularmente através da análise psicanalítica, pode ajudar na integração dos aspectos mais profundos bem como, compreender as motivações presentes no inconsciente. 

Compreender a influência das experiências passadas também ajuda a entender como o indivíduo amadureceu ao longo do tempo e aprendeu a lidar com as diversas situações que são impostas até os dias atuais. 

Analisar o passado na história de cada um possibilita um amadurecimento e crescimento emocional mais saudável.

E você, já pensou no seu passado hoje?

Compartilhar