A vida é feita de ciclos

A vida é uma sucessão de ciclos que se entrelaçam e se repetem, trazendo-nos oportunidades de transformação e crescimento. 

Desde que nascemos, somos inseridos no primeiro ciclo: o da infância. |Nesta fase os primeiros passos, descobertas e interações com o mundo ao nosso redor vão moldando quem somos e como nos relacionamos. Nossa curiosidade e imaginação são essenciais para o processo de desenvolvimento.

A fase da adolescência é marcada por instabilidades e desafios emocionais. É o momento em que nós descobrimos, explorando nossa identidade e buscando nos afirmar na sociedade. Nessa etapa, nos encontramos diante de um mundo de possibilidades e, por vezes, nos perdemos em nossos próprios conflitos internos. É uma fase difícil, mas também inevitável para o amadurecimento.

Ao adentrarmos na vida adulta, nos vemos com mais responsabilidade. Aqui, buscamos estabilidade e equilíbrio, estabelecendo relações afetivas mais duradouras e nos inserindo no mundo do trabalho. Momento de consolidar nossas escolhas traçando caminhos que reflitam nossas ambições e objetivos.

Esses ciclos se entrelaçam, mas não duram para sempre. Nos deparamos com o ciclo do envelhecimento, em que sentimos a fragilidade do nosso corpo e pensamos sobre a finitude, algumas vezes esse pensamento pode aparecer na vida adulta. Nessa fase podemos resgatar a sabedoria das experiências adquiridas ao longo da vida, compartilhando-as e deixando um legado para as gerações futuras.

Entre essas fases há sempre espaço para recomeços. Haverá momentos em que nos sentiremos perdidos, questionando nossas escolhas e desafiados a nos reinventar. É importante reconhecer que mesmo os ciclos mais difíceis trazem aprendizado e evolução.

A vida realmente é feita de ciclos e suas histórias. Podemos aprender a lidar com suas idas e vindas de forma mais saudável e consciente. 

A psicanálise nos ajuda a compreender e a dar significado a esses ciclos, nos encorajando a mergulhar nas camadas mais profundas de nós mesmos e a explorarmos nossa jornada com autenticidade.

Compartilhar